Tábuas das Marés do Brasil

Unidade da Federação:
Local : 
Mês :     Ano : 
  
 
 

As Marés

Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo (Dicionário Aurélio). é o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo , e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência.

A atração gravitacional da Lua, faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta.

O movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min., que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.

Nos períodos de Luas grandes (Cheias e Novas), onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição ou conjunção, ocorre uma somatória de forças desses astros, e o movimento das marés atinge seu ponto extremo (tanto nas preamares quanto nas baixa-mares), fazendo assim que ocorram as marés de sizígia ou de águas-vivas (marés de grande amplitude), onde as águas correm em grande velocidade, muitas vezes chegando a sujá-las.

Nos períodos de Quartos Crescentes e Minguantes, ocorre o inverso das sizígias, que são as marés mortas ou de quadratura, onde as águas são calmas e de pouca velocidade.

Existe também a maré meteorológica, que é a diferença entre a maré observada e aquela prevista pela Tábua das Marés. As causas desse fenômeno pouco conhecido são, principalmente, as variações da pressão atmosférica e a ação do vento sobre a água, causando assim níveis mais baixos ou mais altos que os previstos na Tábua.

As previsões de hora e altura das marés, são divulgadas nas Tábuas das marés.

é importante escolher a maré para sua pescaria, pois cada tipo de peixe poderá ser mais ou menos ativo em cada maré e até mesmo no estofo ou reponto.

Glossário

  • Preamar: Nível máximo de uma maré cheia.
  • Baixa-mar: Nível mínimo de uma maré vazante.
  • Estofo: Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, período em que não ocorre qualquer alterção na altura de nível.
  • Amplitude de Marés: Variação do nivel das águas, entre uma preamar e uma baixa-mar imediatamante anterior ou posterior.
  • Quadratura: O sol e a lua formam ângulo de 90° graus em relação a Terra.
  • Maré de Quadratura: Maré de pequena amplitude, maré que se segue ao dia de quarto crescente ou minguante.